domingo, 26 de setembro de 2010

Como algumas religiões encaram o momento de partir...

Baseado na revista “Mundo Estranho”.
Todos nós sabemos que um dia chegará a nossa hora, e provavelmente será por doença ou assassinato (!!!), então para quem quer entender um pouco sobre como algumas religiões enfrentam essa “partida” vou escrever um pouco sobre isso.
-ISLAMISMO:
No islamismo, familiares e amigos que tenham o mesmo sexo do morto lavam o cadáver de três a cinco vezes, começam sempre pelo lado direito para purificar a alma. Os muçulmanos acreditam que a morte está nas mãos de Deus (assim como em muitas outras religiões). Portanto se você teve uma vida que seguia os ensinamentos divinos nada deverá temer na hora de sua morte, assim poderá reencarnar sem nenhuma preocupação. Os últimos momentos são de recolhimento e de reconhecimento da palavra de Alá. Como nos enterros mais comuns, os muçulmanos reúnem a família e os amigos do falecido para que recitem o shahãdah (oração que diz que não existe nenhum outro Deus além de Alá, e que serve também para meio que repelir o demônio). Essas devem ser as últimas palavras ouvidas pelo defunto, para que ele se conscientize da importância de encontrar Alá quando partir definitivamente.
-BUDISMO:
Para os budistas a morte é uma coisa normal, com a qual devemos conviver e respeitar. Eles também crêem que a alma evolui, passando por mortes e nascimentos contínuos (reencarnação). No oratório doméstico ou no local do óbito são acesas velas, e o corpo fica bem próximo a elas, o rosto é coberto por um pano branco e são acesos incensos no ambiente. A família e/ou os amigos chamam um monge budista para confortá-los e ler textos sagrados.
-CRISTIANISMO:
Para a maior parte dos cristãos, quando morremos o espírito vai para o céu ou para o inferno e para os católicos também tem o purgatório, a morte para estes é um sono até o dia do juízo final. Se ele vai para o céu ou inferno é decidido pelas suas ações enquanto estava vivo. Por conta disso familiares e amigos oram para que a pessoa seja perdoada de seus pecados e que assim possa chegar ao paraíso. Se um católico está para morrer, é chamado um padre para fazer a extrema-unção, passando um óleo de azeite de oliva benzido em missa em seis partes do corpo (olhos, narinas, ouvidos, boca, mãos e pés), enquanto isso ele faz orações e pede a Deus que perdoe o moribundo pelos pecados cometidos em vida. Alguns cristãos também abrem as janelas, após a morte de alguém, isso para que a alma sinta-se livre. No catolicismo o corpo deve ser bem lavado, perfumado, vestido com roupas bonitas, as vezes até colocando objetos pessoais com eles (antigamente as pessoas tinham costume de quando uma criança morria colocavam sempre seu brinquedo favorito junto com ela). Mas para os cristãos protestantes, os falecidos são vestidos com roupas comuns e tem como tradição retirar todo e qualquer adorno do corpo do morto.
-JUDAÍSMO:
A morte, nesta religião, é encarada como algo natural. Os judeus sabem que estamos aqui só de passagem, ou melhor, eles crêem que a alma sobrevive mesmo sem o corpo. Se a pessoa foi boa em vida a alma será recompensada no além, para que ela siga iluminada amigos e familiares cumprem uma seqüência de rituais. As janelas do ambiente são abertas e (assim como os protestantes) os judeus retiram todos os enfeites que a pessoa carrega (relógios, brincos, pulseiras, óculos, etc.) para que ele não encontre o criador com objetos do mundo. Quanto ao caixão, ele deve ser arranjado rápido, seguindo um determinado padrão: ser de madeira, forrado com um pano preto e que se adéqüe ao tamanho do defunto. Ele também deve ter estampado a estrela de Davi (hexagrama). Os caixões judeus tem de ser parecidos para que possam mostrar, que quando morremos somos todos iguais, sem bens, sem nada, só a gente mesmo.
-HINDUÍSMO:
Como alguns de vocês puderam acompanhar na novela “Caminho das Índias” os hindus acreditam na reencarnação, para eles a alma volta inúmeras vezes até se libertar (mais ou menos como os espíritas que para eles voltamos até que nossa alma cumpra sua missão na Terra). Logo que alguém morre, os hindus tratam de iniciar rituais para desprender a alma do corpo (que geralmente é cremado) sem traumas para que ele logo encontre uma nova casa (que seria no caso um corpo humano ou de animal, isso é definido de acordo com o que ele fez enquanto vivo). O corpo do morto é lavado, untado com um óleo de pasta de sândalo e vestido com roupas bonitas, ele é coberto por muitos tecidos que começam nos pés e deixam à mostra somente o topo do crânio. Quando um hindu está prestes a morrer, seu corpo é deitado à céu aberto, sempre com a cabeça voltada para o sul, segundo praticas religiosas da Índia e de outros países isso iniciaria o desprendimento(começando a desprender a alma do corpo).
Bom, acreditem no que quiserem... Estava lendo a “Mundo Estranho” e achei interessante passar isso para vocês, até mais...

Um comentário:

  1. NA verdade existem várias ráizes do Budismo, e o que foi dito não se enquadra, para determinadas filosofias Budistas, ou pelo menos para a minha não.
    Drigues!!!!!!!

    ResponderExcluir

Comentem aqui...