domingo, 12 de setembro de 2010

Os sete pecados capitais e as Sete Virtudes.


A cada dia as nossas ações podem desagradar a aquele que nos criou, às mais graves destas ações damos os nome de Sete pecados capitais .Os sete pecados capitais foram instituídos há muito tempo atrás, antes mesmo do surgimento do cristianismo, foi esquecida por um tempo , sendo mais tarde usada pelo catolicismo com a finalidade de educar e proteger os fiéis. Os sete pecados são os piores vícios humanos e consequentemente os que mais ferem à Deus.
Inicialmente os pecados imperdoáveis eram 8 : Gula ,Avareza ,Luxúria ,Ira ,Melancolia, Preguiça Espiritual ,Vaidade e Orgulho. Foi só no século XVI quando alguns Teólogos se juntaram e fizeram uma nova lista de pecados, nela os pecados eram 7 , já que no século VI o papa Gregório I classificou Vaidade e orgulho como uma só ofensa. Dês de então os pecados são 7: Vaidade,Inveja,Ira,Preguiça,Avareza ,Gula e Luxúria.

A vaidade :
A Vaidade é o mais grave dos sete pecados capitais. Ela consiste no desejo de atrair as pessoas pela virtude da beleza , escondendo os pontos negativos do pecador. A vaidade tem o poder de desencadear outros pecados como a Inveja. A vaidade pode trazer o pecador a diversas situações a ela relacionadas como a não aceitação da velhice e na nossa atual sociedade correções excessivas, a fim de conseguir uma aparência perfeita.
A inveja:
A origem palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Ela é segundo pior sentimento humano. A inveja é pior do que o ciúme e quase tão ruim quanto o ódio. É o desejo mortal de ter aquilo que não se tem e as vezes só o outro pode ter, um sentimento gerado pela soberba e pelo egoísmo. Através da inveja , o ser humano é capaz de matar , roubar, cobiçar e ferir quase todos os princípios de respeito instituídos pelo criador.
Ira :
A Ira é a soma dos sentimentos da raiva e do ódio. É o pior dentre os tipos de rancor, é um sentimento provocado pelas emoções ou traumas que sejam contraditórios a uma vontade, que acabam gerando uma sensação ruim, geralmente o sentimento de vingança. A ira pode ser manifestada a si mesmo ou a outros. A ira deixa a pessoa fora de sua consciência, levando-a a realizar ações que geralmente não fazem parte do seu perfil e/ou que o indivíduo vá se arrepender depois.
Preguiça:
Geralmente é interpretada como falta de motivação a realizar exercícios físicos e/ou mentais, de forma que a pessoa passa a fazer coisas que não
precisem de muito esforço, o que acaba as levando para uma situação na qual ela deixa de exercer determinadas ações necessárias para o convívio em uma sociedade.
Avareza:
É o apego excessivo aos bens materiais, principalmente o dinheiro O perfil de uma pessoa avarenta é facilmente rotulado numa sociedade como “pão-duro” ou “mão de vaca” pelo costume de nunca livrar-se de seus bens. O avarento. desvaloriza as virtudes humanas como a inteligência por exemplo, pois é algo que o dinheiro não pode comprar. É o mais fútil dos pecados por se fixar em coisas que geralmente não trazem felicidade. É considerado um dos pecados capitais a partir do momento em que o avarento passa a preferir os bens materiais a Deus.
Gula:
O pecado da gula é a vontade excessiva por comida e bebida. O guloso é considerado um pecador por querer ter sempre mais e mais comida sem considerar o fato de que tem gente passando fome no mundo. Porém a depender da sociedade em que se vive, o pecado da gula, não é considerado como um pecado e sim como uma “virtude” como uma espécie de poder.
Luxúria:
A origem da palavra Luxúria vem do latim luxuriae. É a vontade execiva por prazer sexual e material. Segundo alguns autores, a Luxúria serve de porta para outros pecados. Existem diversas formas de práticas da luxúria, tais como o masoquismo, a prostituição, a pedofilia, a pornografia,o fetichismo, a masturbação e outros. A luxúria pode desencadear a outros problemas como a propagação de DSTs por exemplo.





As Sete Virtudes:




Uma forma de neutralizar-se destes pecados é por meio da prática de algumas boas ações como: Castidade,Generosidade ,Despreendimento,Temperança ,Diligência ,Paciência ,Caridade e Humildade.

Castidade: Neutraliza ou opoe-se a luxúria.

É uma forma de abstinência de atividades sexuais, seja por qualquer forma normalmente religiosa , como no caso das freiras e padres, ressaltando que os sete pecados e as sete virtudes foram instituídos pela igreja católica. A Castidade é como uma maneira de moderar o prazer e a propagação da espécie. Vale lembrar também que a castidade não extingue a sensualidade já que sensualidade e sexualidade são duas coisas ligadas porém diferentes.


Generosidade:Neutraliza ou opoe-se a Avareza.

É a virtude de doar-se ao proxímo, repartir aquilo que se tem com aqueles que pouco tem."Segundo René Descartes, em Tratado das paixões e também nos Princípios de filosofia, a generosidade é apresentada como uma despertadora do real valor do eu e ao mesmo tempo como mediadora para que a vontade se disponha a aceitar o concurso do entendimento, acabando assim a causa do erro. Neste caso, passa a ser um conceito de mediação entre a vontade e o entendimento." (Wikipédia)

Temperança: Opoe-se à Gula.

A virtude da temperança é o controle de toda e qualquer forma de prazer material. Uma forma de domínio dos extintos de prazer e vontade. É também uma das 4 virtudes carnais.

Diligência: Opoe-se a Preguiça.

É a motivação, os objetivos na vida de uma pessoa e a disposição para executa-los. Pode estar também relacionado a um objetivo de evolução da alma através da fé em Cristo.

Paciencia: Opoe-se a Ira.

É uma forma de controle emocional, é a virtude de tolerar atos que desagradam o ego por um longo período de tempo sem se abalar , uma forma de persistência pela paciência, como já diz o ditado " a pressa é inimiga da perfeição" que na minha opinião se encaixa a partir do momento em que o paciente chega mais longe e com sucesso em seus objetivos sem se abalar. É considerada a virtude mais difícil de se desenvolver, porém uma vez desenvolvida é o caminho para o sucesso.

Caridade: Opoe-se a Inveja

Quando falamos em caridade lembramos logo em doação e generosidade. Porém é algo a mais que isso. A vitude da caridade é nada mais e nada menos que olhar aos outros como se olha a si mesmo, amar e respeitar as regras divinas e prezar pela paz. Caridade é também arrepender-se , é uma das formas de chegar a vida eterna.

Humildade : Opoe-se ou Neutraliza a Soberba

A virtude da Humildade é fundamentada principalmente na simplicidade. É interpretada basicamente como uma forma de viver por si mesmo, sem precisar mostrar nada aos outros nem se sentir superior a eles. Atraves desta virtude pode se alcançar alguns dons de caráter como a honestidade , o respeito e a Passividade.

16 comentários:

  1. quando vai sair o post sobre as sete virtudes??

    ResponderExcluir
  2. O post sobre as Sete virtudes foi temporariamente cancelado, mais você pode ter informações sobre eles no link : http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_virtudes

    ResponderExcluir
  3. oi alice
    quero saber como q se faz pra ser perdoado desses pecados ???

    ResponderExcluir
  4. Oi Bree,
    Os sete pecados podem ser neutralizados ao longo da vida através das 7 virtudes , porém acredito que além das sete virtudes arrepernder-se e perdoar-se ao criador também adiantam.

    ResponderExcluir
  5. adorei o post, achei muuuito interessante, e você escreve muito bem Alice, um beijo :*, Thalita.

    ResponderExcluir
  6. oi alice adorei o teu poste, ms queria q tu me dissece quando q a vaidade q toda mulher tem vira um pecado ??

    ResponderExcluir
  7. Oi Gaby,
    Acredito que vaidade de toda mulher vira um pecado quando está em excesso, quando a busca por se arrumar acaba sendo a procura da perfeição gerando outros pecados como a inveja.

    ResponderExcluir
  8. gostei do post alice continue escrevendo sobre esse assunto,eu me intereço mto msm!!! uma pergunta- todo mão d vaca é avarento??
    Bjus da Mel.

    ResponderExcluir
  9. Mel, não nescessariamente todo mão-de-vaca é um avarento. Esta expressão é muitas vezes aplicada errôneamente na sociedade quando se quer incinuar que alguém por algum motivo (normalmente por nunca gastar dinheiro )tem este pecado da avareza. É claro que existem sim os mãos de vaca aos extremos, os verdadeiros avarentos.Respondendo à sua pergunta diretamente : depende do grau de apego aos bens materiais.

    ResponderExcluir
  10. Explique melhor como a passividade é um dom.

    ResponderExcluir
  11. A passividade se torna um dom , a partir do momento em que se desenvolve a capacidade de ignorar pretenção superioridade das pessoas soberbas.

    ResponderExcluir
  12. eu gostei desse post e descobri muitas virtudes que eu não conhecia

    ResponderExcluir
  13. eu queria que vocês falassem sobre as ninfas da mitologia grega

    ResponderExcluir

Comentem aqui...