sábado, 27 de novembro de 2010

A Alquimia e os Alquimistas


É chamada de alquimia uma química praticada na Idade Média, essa química tinha como base a suposição de que todos os metais evoluem até se transformarem em ouro. Os alquimistas tinham como uma de suas funções acelerar esse processo por meio de experiências com os quatro elementos naturais. Eles também se empenhavam em descobrir uma chamada pedra filosofal que transformaria tudo em ouro. Os alquimistas tinham como hábito observar as plantas, e acabaram por descobrir uma coisa que é tida como verdadeira até hoje na física quântica: Tudo no universo é interligado.
O médico suíço Philippus Paracelsus gostava de curar pessoas se baseando na alquimia. Por exemplo: Ele acreditava que o mercúrio, o sal e o enxofre estavam dentro de tudo, até nos seres humanos. Ele foi um dos mais importantes alquimistas que já existiram. Ele escreveu livros sobre a origem de enfermidades.Conhecido como Paracelso, este homem tinha algumas idéias:

-------- ALGUMAS DAS IDÉIAS DE PARACELSO---------

-“É preferível falar em ninfas do que em acontecimentos sociais: em gigantes, do que em frivolidades cortesãs; em melusina. Do que em cavalaria e artilharia; em gnomos, do que em esgrima e damas. É melhor tratar de coisas divinas do que se ocupar com maneiras mundanas, usos e costumes da corte e outras futilidades”.

- O homem não está na natureza; ele é da natureza.
- A inteligência deve se anular um pouco para que possamos deixar que a natureza “entre” em nós, deixar com que o homem fique disponível para não obstacularizar a entrada da natureza e a iluminação do espírito humano.
--------------------------------------------------------

Fora Paracelso, temos também outros famosos alquimistas como: Isaac Newton, Roger Bacon, Nostradamus, Flamel, etc.
-Nostradamus:
Este foi médico, astrólogo e alquimista. Filho de um tabelião e neto de médicos, foi convidado por Julius César Scalinger (alquimista) para conhecer suas pesquisas, com isso acabou passando um tempo na casa do mesmo. Casou-se com Marie Auberligne, uma grande estudiosa que ajudava Scalinger nos seus experimentos. Como a alquimia era uma prática proibida naquela época, Nostradamus se via obrigado a utilizar a biblioteca de Scalinger.
-Isaac Newton:
Um físico e matemático, inglês, que acreditava que a alquimia devia ser uma coisa secreta, por isso nunca publicou os resultados de seus experimentos embasados nesta. Desde pequeno possuía uma enorme inteligência e aos vinte e sete anos foi nomeado Professor Titular de Matemática da Universidade de Cambridge. Newton ainda é considerado um dos maiores gênios da história. Publicou o livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, que explicava o universo, com base na atração da matéria. Ele também elaborou o cálculo infinitesimal, na época que era professor da universidade citada.
-Roger Bacon:
Foi preso duas vezes. Já que os Franciscanos não aceitavam seus questionamentos. Era um dos mais sábios estudantes da alquimia, conseguindo realizar a transmutação de metais. Bacon aperfeiçoou instrumentos ópticos, trabalhou no Calendário Juliano, fabricou a pólvora e aproximou-se dos princípios que levaram à criação de telescópios e óculos anos mais tarde. Suas obras químicas foram reunidas no século XVII com o nome Tesouro Químico de Roger Bacon e era composta dos livros: Alquimia Maior, O Espelho da Alquimia, Sobre o Leão Verde, Breviário do Dom de Deus, Os Segredos dos Segredos, isso tudo e ainda outras anotações.
A alquimia possui alguns símbolos clássicos. Tais quais:
-A Ouroborus:
“É um símbolo antiqüíssimo, resgatado pela tradição alquímica, onde se vê uma serpente que morde a própria cauda e devora a si mesma. Sem início nem fim, o círculo representa a eternidade, imortalidade e perfeição. É o emblema do sistema cíclico – unidade, multiplicidade e retorno à unidade, evolução e involução, expansão e contração do Universo. A Ouroborus é também representação simbólica do Infinito e do equilíbrio dinâmico universal. É o emblema de dissolução da matéria, é a composição que no seu conjunto é dissolvida e transformada. Assim é o Ser Humano, como a Serpente, uma força cósmica.”

-O Eneagrama:
“É um símbolo sagrado, trazido por Gurdjieff de uma fraternidade oculta da Ásia Central (Sarmoung), que encerra as leis cósmicas fundamentais de Três e de Sete, ou seja, as leis da Criação e da Manutenção do Mundo. Estudando a dinâmica do eneagrama, passamos a compreender como se processa tudo no universo e em nossas vidas. Passamos a prever os vários tipos de estágios pelos quais tudo flui e aprendemos a prever os intervalos onde os processos perdem a força e onde devemos aplicar choques adequados para que o processo possa prosseguir. O desconhecimento dos intervalos naturais e sua natureza, leva a maioria de nós a desistir prematuramente de nossos objetivos, ou a encarar como adversidades os desafios naturais que essas leis nos apresentam.”
A palavra alquimia vem do árabe Al-Khemy que significa “a química”. A origem da alquimia é incerta sabe-se que houveram alqumistas tanto na China Milenar, quanto na Índia, mas para os ocidentais o berço da alquimia foi o Egito. A alquimia resisti até hoje, com os traços da alquimia adotada no inicio da era Cristã, a que se consagrou na Alexandria.
O tempo foi passando e o caráter místico da alquimia foi desaparecendo. Assim como os alquimistas, que a partir da época da Santa Inquisição (final do século XI) viraram médicos ou astrólogos.

Obs. As informações sobre o eneagram alquímico e a ouroborus foram tirados da internet.

Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui...