quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Paralisia do sono

Paralisia do sono. Esse é um problema que algumas pessoas enfrentam, quase toda semana ou esporadicamente. Quem já experimentou da sensação de ficar com o corpo preso na cama sabe que não é nada agradável. O pior é não saber o que é aquilo, o que é de arrepiar. Geralmente a pessoa tenta gritar, mas não consegue, é como se o grito ficasse entalado, e falo por experiência própria, é melhor não tentar gritar, pois quanto mais você tenta mais preso fica. O pior é que eu ultimamente, além de ficar presa eu tenho flutuado também. Pois é e estou certa de que não é um sonho. Pelo menos não estou sozinha nessa loucura: Uma pessoa identificada como Cardoso postou o seguinte comentário no site www.scienceblogs.com.br: “Em 2/3 das vezes (5 ou 6 no total) eu tinha uma sensação de queda/vôo, mas é só relaxar.”. Enfim... Como sempre, a mitologia explica esse fenômeno de várias maneiras. A mais brasileira é a da pisadeira. Este seria uma espécie de monstro, que entra nas casas no formato de uma mulher geralmente com unhas enormes e olhos vermelhos e pisa nas pessoas enquanto elas dormem, o que as deixa paralisadas. Normalmente a vítima sabe do que se passa ao redor dela, mas é incapaz de mexer um músculo, aliás, só é capaz de mexer os olhos. Li alguns textos que falam sobre os dados científicos da paralisia do sono, e parece que ela não escolhe um tipo de pessoa específico para atacar, segundo estudos científicos isso poderia acontecer com QUALQUER UM. O que dificultaria uma possível prevenção.
Andei pesquisando, e vi que em algumas culturas existem seres que fazem quase a mesma coisa que a pisadeira. No Vietnã, eles tem uma coisa chamada ma de, que significa segurado por um fantasma. Nesse lugar eles acreditam que a pessoa fica paralisada no momento de acordar quando um fantasma entra no corpo dela. Na cultura Hmong você ouvi falar de dab tsogou, que quer dizer demônio apertador. O causador da paralisia é descrito como um ser de corpo pequeno que fica sentado no abdômen ou na cabeça do indivíduo. Antigamente era comum as pessoas relatarem que viram essas coisas sentadas em cima delas. Na China esse fenômeno é atribuído à uma coisa chamada guǐ yā shēn ou guǐ yā chuáng, que é traduzido como cama pressionada por um fantasma ou corpo pressionado por um fantasma. Para os húngaros esse fenômeno é atribuído a aparições, bruxas, fadas e outros seres, nada muito específico, lá isso é chamado de lidércnyomás. Já no Japão a paralisia do sono é chamada de kanashibari, que tem como significado atado ao mental. A justificativa da ciência para a visão dessas entidades durante a paralisia e até mesmo o fato de algumas pessoas ouvirem vozes durante o processo é simples: Segundo alguns cientistas, essas pessoas tem alucinações, que as fazem ouvir ou até ver coisas, e a ciência também afirma que a pessoa pode sim sentir algo pressionando o peito, mas que isso faz parte do processo de paralisia.Ninguém nunca se aprofundou realmente no estudo dessa paralisia (acredite), por isso até hoje não existe nada comprovado. Pra quem sofre desse fenômeno o site mentalhelp.com diz que a pessoa deve mexer os olhos para os lados, que a paralisia acaba no mesmo intante. Testei isso. Comigo funcionou. Também tem uma lenda urbana que fala sobre o homem do pesadelo. Este seria um homem (possívelmente um espírito) que abraça as pessoas durante o sono e isso as impede de se mover, também segundo essa lenda se você falar seu nome ao contrário ele te larga. O problema é que é meio difícil falar alguma coisa quando se está PARALISADO. De qualquer forma, testei isso também, falei mentalmente meu nome ao contrário durante uma paralisia, mas não funcionou. Algumas pessoas podem achar divertida a paralisia do sono, mas isso dura só até ela começar a ver coisas no mínimo estranhas durante o processo. Ela pode durar um minuto, ou uma hora, não tem tempo exato nem máximo de duração. Me lembro que na primeira vez que eu tive essa paralisia eu tinha acordado de um pesadelo e fiquei um bom tempo tentando gritar. Depois eu percebi que estava acordada e abri os olhos, mas não conseguia me mexer, então parei de tentar gritar, relaxei, e pensei com todas as forças que eu ia acordar, então comecei a rezar. Fiquei tentando mexer os braços (outra dica minha: não tente se mexer. Sempre que eu tento alguma coisa ruim acontece) até que relaxei e consegui sair do estado de paralisia. Não é nada agradável. Conheço uma mulher que sente que é carregada e que sempre vê um bonequinho de vudu preso em sua mão paralisada. Definitivamente não é nada agradável.
Até o próximo post, comentem...

15 comentários:

  1. vixé que coisa terrivel, eu nunca tive isso nom,ms se ajdar .... Sarah vc já tento fechar os olhos e se biliscar??????

    ResponderExcluir
  2. eu tinha esse distúrbio,não tem como se biliscar oO
    não se consegue mexer nenhum músculo quando está nessa crise

    ResponderExcluir
  3. eu ñ me lembro se ja tive mas acho que ja

    ResponderExcluir
  4. interessante, ja aconteceu comigo varias vezes.
    Uma vez eu vi era un vulto negro apareceu e sumiu, depois sentir com se ele estivesse apertando meu pescoço, eu levantava meus braços mas nao conseguia velos, mas dpois ele sumiu dai entao o xinguei.

    dpois de algum tempo tive mais paralisias tentei aprender a controlalas, estou quase, mas é muito dificil nao acontece sempre, se eu soubesse como fazer por conta propria talvez eu descubra algo...

    ResponderExcluir
  5. Mano eu ja passei por isso.. E é uma experiencia horrivel..

    Eu acredito muito em kestoes espirituais, ja vi muitos espiritos quando criança, os via de manha e pela noite no meu quarto..
    E a minha experiencia foi assim.. Eu estava num pesadelo muito brabo.. Nao me lembro o que foi, pois ja faz tempo..

    E dai eu acordei do pesadelo e imediatamente ja senti o peso no ar.. Coisa super espiritual.. (A mesma sensação de quando eu acordava normalmente, mas via espiritos no meu quarto) Sendo que dessa vez eu nao conseguia me mexer... tentava mexer os braços, as pernas, gritava, mas sem sucesso... senti uma sensação horrível como se tivesse alguem me observando.. E entao logo vi um homem, vestido de branco.. E ele segurava um enorme lampião em suas mãos e por onde ele andava, iluminava todo o meu quarto.. Quando o homem desapareceu consegui me mexer.


    Acredito em batalha espiritual, so eu sei oq ja vi.. ja tive uma visão com minha irmã de uma tragedia q iria acontecer com ela, olhei pra ela no momento e nisso me veio vozes na minha cabeça dizendo oq aconteceria com ela... Nao falei pra ela pq axei q fosse algo da minha mente, passou se duas horas, ela foi pra rua, e quando o telefone tocou eu ja sabia q era ela avisando sobre oq tinha acontecido.. E pois é.. Aconteceu.

    Acredito na batalha do bem contra o mal.. Anjos e demonios guerreando a todo momento e nós nem percebemos.. Pra mim a explicação da paralisia do sono nada mais é que espiritual, porque em 99% dos casos as pessoas acordam de um pesadelo? E porque logo em seguida veem vultos, ouvem vozes.. sentem o peso sobre si, e a sensação horrível de estar sendo observado? A ciência tenta de todos os modos cegar as pessoas para o mundo espiritual, mas eu tenho certeza das coisas que ja vivi, e sei que isso não passa de um problema espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre que acontece comigo, antes tenho alucinações, porque não parece pesadelo, sensações muito ruins de algo não muito bom perto de mim, ou até mesmo o medo que me faz sentir assim.

      Excluir
  6. EU TENHO ISSO E SÓ TENHO 13 ANOS FOI HORRÍVEL A MINHA IRMÃ TAVA DO MEU LADO QUANDO TAVA NA PARALISIA PENSEI NA MINHA MELHOR LEMBRANÇA E COMSIGUIR MEXER MINHA MÃO SEGUREI A MÃO DELA ENQUANTO ELA DORMIA E DESEJEI QUE A COISA QUE ESTAVA EM CIMA DE MIM FOSSE EMBORA E ME DEIXASSE EM PAZ ACONTECEU 2 NOITES SEGUIDAS GENTE ISSO E SERIO , NÃO BRICADEIRA EU SOFRI MUITO QUANDO TIVE ISSO FORAM SÓ UNS 2 MINUTOS MAS PARECIAM HORAS DE TORTURA.DOE MUITO VOCÊ TER UM SONHO E NÃO CONSIGUIR SONHAR A NOITE ENQUANTO DORME OU E TORTURADA .


    MEU NOME E CARLI VALEU

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, meu nome é Letícia e eu também fico paralisada quando abro os olhos não consigo me mexer, sinto e ouço coisas de atormentar, mas quando passa fico muito cansada e durmo, da primeira vez que isso ocorreu pensei que estava tendo um infarto ou coisa do tipo, pensei que ia morrer, pois ouvia lamurias ao meu redor porém não via ninguém. Meu namorado diz que pode ser projeção astral, um dos estágios do sono em que o corpo dorme e a mente esta acordada, a pessoa desperta mas seu corpo ainda dorme, se a pessoa não acorda ela pode flutuar saindo do corpo e conhecendo o plano espiritual. Uma vez eu não fiquei paralisada mas senti como se alguém alguém me chamasse, ema sensação muito ruim, outra vez tentei ascender a luz mas ela não ascendia, dai percebi que não estava me mexendo, depois que consegui levantar apertei o interruptor do meu quarto a luz ascendeu e apagou logo em seguida, tentei ascender a da sala, mas a energia havia acabado logo pós eu ascendê-la, isso foi muito assustador pra mim, hj não acontece muito e quando acontece não dura muito, na época que isso ocorria com frequência meu pai bebia muito, quando ele parou mais, raramente bebe, essas paralisias diminuíram muito, quase não acontece mais.

    Tenho 22 anos, essas paralisias foram frequentes durante dois anos.

    ResponderExcluir
  8. Bem posso resumir que isso e um dos demonios de Satanas( nao e o cachorro da bruxa do 71 :P ) querendo te puxar para as profundezas do inferno, pesquisei pelo assunto com pastores,padres e outros tipos de religioes e todos falaram a mesma coisa... uma das minhas paralisias conseguir ver o demonio pelo menos na minha tinha uma fisionomia de velha bastante velha cabelos longos lingua afiada e os olhos eram vermelhos sim a mão cobria meu rosto me puxando pra o lado de fora da cama... uma das outras paralisias foi uma mesma mão com unhas grandes e dedos finos estava puxando um dos meus pes.... levanto acendo a luza mais nao encontro nada a não ser um vuto forte passando pela porta...
    abrs flw

    ResponderExcluir
  9. Isso já aconteceu comigo algumas vezes,e pelo o que me lembro foi realmente horrível.Uma das vezes estava no escuro assistindo tv e acabei cochilando.Eu lutava para não dormir,porque sabia que algo de ruim iria acontecer comigo nesse ''pesadelo'' de estar paralisada.Vi vários vultos negros ao redor da minha cama,todos eles com o rosto coberto,eles jogaram minha coberta em cima do meu rosto e me apertaram com força o pescoço me sufocando.Foi desesperador,eu queria gritar mais não conseguia,comecei a rezar e eles imediatamente sumiram e eu acordei.
    Uma dica que dou é quando estiver desesperado nessa situação de paralisia seria acalmar-se e apertar os olhos com força...vc felizmente ''acorda'' do transe.

    Queria complementar que faço parte de um grupo espírita e eles tem uma certa explicação em relação a isso.
    Eles dizem que quando sonhamos, temos um fio que liga o nosso espírito ao nosso corpo,fazendo assim com que ele não se perda na hora das viagens astrais proporcionadas pelos sonhos.Esse fio ligador está no nosso plexo solar (no umbigo)e faz com que em um momento de pânico ou em uma forma brusca de despertar (que pode sim acontecer,por isso é errado se assustar alguém quando se está dormindo) faz com que esse fio seja puxado fazendo com que o espírito volte ao corpo(a explicação para o desencarne é quando esse fio ligador é cortado,libertando de vez o espírito do corpo físico.
    Quando se tem a chamada ''Paralisia do sono'' significa que o espírito por algum motivo não consegue se desvincular do corpo físico,ele não consegue partir para suas viagens astrais e com isso fica preso no corpo físico,resultando assim a sensação de se estar acordado e lúcido mais tbm dormindo e sonhando. As causas podem ser variadas,comer coisas pesadas como carne vermelha a noite por exemplo,pode resultar em um episódio de paralisia do sono,pois a carne não consegue ser digerida de forma completa a noite,pq nosso metabolismo fica lento,e com o perispírito ''carregado de impurezas'' faz com que ele não consiga realizar a viagem astral.

    Obrigada pelo espaço!

    ResponderExcluir
  10. Olá expliquei a paralisia do sono através de meu post sobre Projeção Astral: http://www.caixadepandoran.blogspot.com.br/2012/08/projecao-astral-e-cordao-de-prata-ou.html
    Minha única ressalva é que o Cordão de Prata (o "fio" que nos une ao espírito)segundo TODAS minhas fontes confiáveis de pesquisa é impossivel de ser rompido, pois é ele que nos traz de volta ao corpo após a projeção. Ninguém "desgruda" totalmente do corpo durante a projação, tal como ninguém morre durante ela.
    NOTA IMPORTANTE (pode ajudar): Após alguns experimentos descobri que você pode controlar o que acontece durante a paralisia, é só não entrar em pânico, pois o pânico nos leva a pensar em coisas ruins. É só você imaginar algo bom, por exemplo: Quando eu finalmente consegui me acalmar, imaginei fadas. E então apareceram "coisinhas" brilhantes e amarelas voando no meu quarto, o único problema é que elas eram muito barulhentas e o barulho fazia meus ouvidos doerem, mas de qualquer forma esse é o segredo: Não sentir medo, o que eu sei que é muito difícil.

    ResponderExcluir
  11. eu odeio isso ja aconteceu comigo! mas sei q meu deus e maior

    ResponderExcluir
  12. Isso sempre acontece comigo, sempre é uma sensação ruim e uma presença má, quando faço força pra levantar ouço um ruído forte dentro do ouvvido como se minha alma fosse sair, enttão aprendir a relaxar, e esperar passar,a ultima e relaxei e sonhei que tinha um demonio deitado no meu ombro com o braço me abraçando, eu fazia força para expulsá-lo orando e enfiando unhas mas ñ me movia, eu acordava no sonho era minha filha, então contava o sonho para ela pedia desculpas, logo em seguida acordei de verdade estava exatamente na mesma posição do sonho.

    ResponderExcluir
  13. Oi Meu nome e Gustavo e... bem fiquei mei assustado com os relados das outra pessoas pois a paralisia do sono esta acontensendo comico mais não acontese essas coisas assustadoras e quando li os comentarios me assustei. Mais tenho um dica para acorta pense em um musica bem alta iso sempre me acorda.

    ResponderExcluir
  14. Tenho sempre e aprendi controlar. Sempre q vc tiver, deixe seu corpo flutuar e sai voando por aí é a melhor coisa. Acho tão legal que tem sido menos frequente a paralisia do sono. Tudo o que é bom dura pouco :(...

    ResponderExcluir

Comentem aqui...