quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tudo sobre o Halloween

Não vou negar que o Halloween é a minha comemoração favorita. Em homenagem a este fiz um post muito completo sobre antigas e prevalecentes tradições que nos levam de jovens mulheres a procura de maridos à mendigos orando por “bolos de almas”. Sem mais delongas vamos começar do começo: O Halloween surge a partir do feriado de Samhain, uma espécie de Ano novo para os celtas. Sendo o Halloween a véspera deste “Ano Novo”. Os celtas acreditavam que este era um dia mágico por não pertencer nem ao ano velho nem ao novo ano, como se fosse um dia parado no tempo o que deixava o véu que separa os mortos dos vivos muito mais fino.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome viria da palavra hallowinas, que é o nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (no caso a Escandinávia). O Dia das Bruxas não é, como alguns poderiam chamar, uma celebração do Diabo ou algo do tipo, mas um conjunto de celebrações que marcam o fim da estação da última colheita, o aviso da chegada dos meses invernais e tradições que afirmam que aquele seria o dia em que as barreiras entre os vivos e os mortos, ainda que transparentes e delicadas iriam desaparecer e os espíritos e seres sobrenaturais poderiam andar entre os vivos. Esta lenda céltica afirma que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam no dia do Halloween à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas criam que essa era única chance de vida após a morte. Foi daí que surgiu a tradição de usar fantasias, talhar rostos feios nas abóboras e decorar as casas com caveiras e objetos assustadores. Tudo isso era com o objetivo de assustar aos espíritos para que estes não escolhessem seus corpos para possuir. Em adição a causar problemas e trazer prejuízos, os celtas também acreditavam que a presença dos espíritos do outro mundo tornaria mais fácil para os sacerdotes ou sacerdotisas Celtas e Druídas fazerem previsões sobre o futuro. Os portais entre os dois mundos estão abertos nesta data, logo este também seria o momento propício para a realização de feitiços, pedidos, previsões, etc.
Como absolutamente TODOS os espíritos eram libertos na noite de Halloween os celtas também esperavam por pessoas queridas que houvessem falecido. Para esses espíritos amigáveis eles colocavam lugares na mesa de jantar, deixavam presentes ou alimentos nas portas das casas próximas e velas por suas ruas para que os amados pudessem ter seus caminhos iluminados quando tivessem de voltar para o mundo dos espíritos (nessa época não se tinham postes nas ruas). Hoje em dia ainda prevalecem algumas superstições entorno do Halloween. As pessoas evitam cruzar com gatos pretos, por estes supostamente trazerem má sorte – Essa ideia surgiu na Idade Média quando os europeus acreditavam que as bruxas podiam se transformar em gatos pretos para fugir da Inquisição. Já os chineses e egípcios acreditavam que estes traziam boa sorte. As pessoas tentam não passar por debaixo de escadas pelo mesmo motivo. Essa superstição provavelmente vem dos antigos egípcios que acreditavam que triângulos e pirâmides eram sagrados. No Halloween as pessoas também evitam quebrar espelhos e derramar sal, além de não pisar em rachaduras.



MAS QUAIS DAS ANTIGAS TRADIÇÕES E CRENÇAS FORAM ESQUECIDAS PELOS “DOCES OU TRAVESSURAS” DE HOJE?
Muitos desses obsoletos rituais eram focados no futuro ao invés de no passado e no vivo ao invés de no morto. Em particular, muitos tinham haver com ajudar jovens mulheres a identificar seus futuros maridos e assegurar a elas que algum dia – com sorte perto do próximo Halloween – elas estariam casadas. No século XVIII, na Irlanda, uma crença que se tinha era que no jantar de Dia das Bruxas devia-se servir purê de batatas e nele quem o houvesse cozinhado deveria ter escondido um anel na esperança de trazer o amor verdadeiro para a pessoa que o encontrasse. Outra crença dizia que se uma jovem mulher bebesse uma bebida ou uma poção (ou até mesmo comesse algo) feito de nozes, avelãs e castanhas antes de ir dormir na noite de Halloween ela sonharia com seu futuro marido. Jovens mulheres jogavam cascas de maçã por trás dos ombros querendo descobrir a letra formada por esta casca que seria a inicial de seu marido; tentavam saber sobre seus futuros olhando gemas de ovos que flutuavam em bacias de água; e encaravam espelhos em quartos escuros segurando velas e procurando o rosto de seus maridos por trás de seus ombros.
O costume do “Doces ou Travessuras” também é bastante antigo. Só que começou de uma maneira diferente:
Há muito tempo durante as festividades de Halloween, cidadãos pobres imploravam por comida e as famílias davam a eles espécies de tortas chamadas de “bolos de alma” (soul cakes), e em retorno a isso as estas famílias os faziam prometer que iriam orar pelos parentes mortos destas famílias. A distribuição dos bolos de alma era encorajada pela Igreja como maneira de substituir a antiga prática de deixar comida e vinho para os espíritos que vagavam. Essa prática era utilizada muitas vezes por crianças que visitavam casas da vizinhança e a elas eram dados comida, dinheiro e brinquedos.
Significados de alguns símbolos do Halloween:
Abóbora - Fertilidade e a sabedoria
Vela – Guia os espíritos do outro plano astral.
Caldeirão - Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos. Os bilhetes com os pedidos devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
Vassoura - simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
Aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
Morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
Sapo - está ligado ao poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
Gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo.
Cores:
Laranja - Cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja. Para os Wiccanos o laranja pode ser utilizado em Sabbats, para ritos de proteção ou sintonizar-se com o Deus em seu aspecto Solar.
Preto - Cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre. Ao contrário das crenças populares, o preto não simboliza o mal. É a ausência de cor. É uma matiz protetora e simboliza a noite, o universo e a ausência de falsidade. Quando um Wiccano veste um robe preto, ele está vestindo a escuridão do espaço - simbolicamente, a fonte suprema de energia divina.
Roxo - cor da magia ritualística. No Wicca o roxo é favorável aos que trabalham com o poder divino puro (magos) ou que desejam aprofundar sua consciência espiritual
acerca da Deusa e do Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui...