quinta-feira, 26 de julho de 2012

Egun e Contra-Egun

Talvez você já tenha ouvido falar em Egun, Contra-Egun, mas nunca se sentiu muito a vontade para perguntar mais a respeito. Isto porque, pasmem, aqui no Brasil, ainda há muito preconceito às religiões de origem africana, uma vez que erroneamente associam-nas a atitudes negativas, ao mal, etc. (Assim como muitos acreditam que o pentagrama é um símbolo do Diabo, quando este é o símbolo da Magia e seus Elementos). Valeu a pena fazer uma pesquisa sobre Egun e Contra-Egun para poder passar para todos de uma forma simples, e com relativa profundidade sobre Egúns e Contra-Egúns.
EGUN

O termo Egun é a terminação do nome de Ameiyegun, contudo, hoje em dia são conhecidos mesmos como Egun ou Egungun – ancestrais da sua família ou comunidade- por tal motivo não se escreve Egun com “m” ao final.

Originalmente, a palavra Egun é da língua Yorubá (Nigéria) e significa desencarnado, espírito, alma. Pode ser um espírito sem luz, brando e calmo ou pode ser um espírito sem luz, ruim, zombeteiro, confuso.

Para os Yorubás, a morte não é o fim da vida, pois acreditam que através da reencarnação podem viver novamente em um de seus descendentes. Creem que a vida e a morte alternam-se em ciclos, voltando o morto ao mundo dos vivos, reencarnando em algum membro da própria família. A morte está contida na própria vida e não se separam.

Segundo a simbologia Yorubá, o Egun é a morte que volta à terra visível aos olhos dos vivos na comunidade espírita (normalmente Terreiro) pelas mãos dos sacerdotes munidos de um instrumento invocatório, um cajado chamado Ixan, que, quando batido três vezes no chão ou na terra, faz com que a morte se torne vida. Assim, o Egun está de novo “vivo”.

Nos rituais, o Egun é materializado por uma fantasia adornada com as tiras de pano, e nele não se pode tocar, pois um simples esbarrão nessas tiras é altamente maléfico e danoso, inclusive para os sacerdotes que só podem fazer por meio do Ixan. Tal aparição, é cercada de grande mistério, diferentemente de culto a outras entidades, cujo o transe acontece durante as cerimônias próprias. Já os Egunguns (como também são conhecidos os Egúns) simplesmente surgem no salão, causando espanto aos presentes. Apresenta-se, como citado acima, com uma forma corporal humana totalmente recoberta por uma roupa de tiras multicoloridas, que caem da parte superior da cabeça formando uma grande cortina de panos, não podendo ver quem está sob a roupa. Os Egúns falam com uma voz rouca ou metálica e estridente, bem diferente da voz humana.

Os espíritas não praticantes das religiões africanas, acreditam que os Egúns são espíritos que ainda não adquiriram um grau de consciência e às vezes nem mesmo sabem que estão desencarnados. Que, normalmente, podem se tornar obsessores quando se ligam a algum encarnado para, por exemplo, vivenciar seus vícios materiais (álcool, droga, sexo, etc..) ou por não admitir se afastar de algum encarnado (esposa, filhos, amigos) ou ainda para se vingar de seus inimigos, manipulando atitudes e pensamentos da vítima encarnada.

Ainda para os espíritas, quando um Egun entra no campo vibratório de um encarnado, ele irá sugar a sua energia vital. As pessoas obsidiadas pelos Egúns irão ser “vampirizadas” por eles e não terão consciência disto. Se descoberto ou se suspeitar de influência de Egúns, deve-se mudar a frequência do campo vibratório para que este obsessor não consiga mais perturbar e se desligue da vítima. A primeira atitude é alinhar o pensamento com energias boas. Não pensar em morte, depressão, derrotas, traições, luxúrias... nada que alimente os Egúns com a energia vibratória do pensamento NEGATIVO.

Suspeita-se de se estar sob influência de Egúns quando sentir uma forte apatia, sentimento de derrota, vazio, não saber mais o que quer direito, angústia, frio, sono, fraqueza, dores pelo corpo, calafrios, indisposição, sentimentos inconstantes, medos: de amar, do futuro, de ser feliz, de ser enganado... Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas.

Mas se não houver mudança de postura e atitudes, de nada adiantará qualquer atitude para afastar os Egúns. O pensamento produz o campo vibratório negativo ou positivo.

A oração e os mantras, pensamentos positivos, elevam a vibração energética da vítima e consequentemente, eleva a do Egun obsessor, possibilitando que entidades de luz se aproximem e o esclareça, fazendo-o ter consciência da sua condição. Na linha do Yorubá, qualquer entidade da linha irá identificar a atuação de um Egún e afastá-lo, até mesmo à força, do convívio do encarnado. Ele será enviado a uma “colônia espiritual” de esclarecimento ou será entregue a um Exu (entidade), que através da Lei Maior irá fazê-lo expurgar seus “pecados”.  Normalmente, a entidade esclarece à vítima a forma que este Egun foi atraído para a sua vida e através de conselhos, mostrar quais atitudes, sentimentos  e pensamentos devem ser modificados para que isto não se repita novamente. Poderá indicar um banho para limpar sua aura e talvez alguma oferenda para absorver alguma energia que ficou esvaída. Contudo, como foi dito no início do post, muitos Egúns não fazem mal e nem trazem consequências ruins para as pessoas, são mansos e pacíficos.

O dito banho de ervas não permite o acoplamento de energias negativas ou mesmo limpa a aura dos que estão sob influência de Egúns. Para liberação de Egúns, toma-se uma banho, por 7 dias, do pescoço para baixo e após o banho higiênico à noite, de um chá morno constituído por   Manjericão / Hortelã-pimenta Comigo-ninguém-pode / Guiné / Arruda / Alecrim / Espada de São Jorge . Acende uma vela branca para seu anjo de guarda e faz as orações habituais.

Para os espíritas, normalmente a atuação dos Egúns não chegam para o encarnado através de magia negra; em sua maioria foi a lei da atração. Então, você é o guardião do seu espírito e condutor da sua vida, cuidado com o que você pensa ou com o que você faz.
Muitas pessoas que seguem as religiões africanas, fazem oferendas aos Egúns para que lhes auxiliem em alguns setores de suas vidas, tais como as relacionadas abaixo:



PARA GANHAR DINHEIRO I

Para conseguir dinheiro com ajuda de EGÚN, colocar atrás da porta uma quartinha com água e 9 pedacinhos de coco De nove em nove dias despacha-se a porta e substitui-se a água e o coco .
Ao colocar a água na rua deverá fraciona-la em três partes e cada uma jogada deverá ser pronunciada a saudação: MOJUBÁ, VOS SAÚDO SANTAS ALMAS VENHAM ABRIR MEUS CAMINHOS. Deve ser feito as segundas, quartas ou sextas-feiras.
Se morar em apartamento, vá até a porta e despeje na rua, não precisando ser imediatamente à frente do prédio.

Se estiver chovendo, não é necessário colocar o copo com água e nem despachar.

O melhor horário para este axé é das 21h ás 24 h. Nos locais em que existe mudança do horário no período de verão deverá seguir o horário normal do ano todo.

PARA GANHAR DINHEIRO II

-1 litro de água

-40 pedaços pequenos de macaxeira (mandioca; aipim).

-1/2 cebola média roxa picada

-4 dentes de alho

-1 peito de frango

- sal

-pimenta-do-reino

-salsa picada

-azeite-de-dênde

-Em uma panela cozinhe os cubinhos de macaxeira e o frango. Por 20 minutos. Deixe a macaxeira com a água e retire o frango, e deixe reservado.

-Frite a cebola e o alho com dendê, coloque na panela onde estava a macaxeira, misture bem e amasse com o “socador” de madeira.

-Desfie a galinha e misture com o purê da macaxeira,bem como a salsa picada.

-Após tudo misturado coloque em tigela branca, após enfeite com folhas inteira de salsa.

Despachar numa segunda-feira próximo a um rio, acender uma vela amarela e seis velas de sebo.

PARA SE LIVRAR-SE DE EGUN I

Banhar a pessoa com água de canjica branca, fazer um pacote com os grãos e passar na pessoa. Fazer um pacote com milho torrado.

Passar um pombo do mesmo sexo da pessoa doente, na pessoa e soltá-lo com vida .

Os pacotes são colocados num alguidar e cobertos com outro alguidar emborcado por cima. Colocar em sua volta formando um triângulo três pratos brancos com pipoca e uma vela acesa no centro do triângulo.

Despachar tudo próximo a um rio. Preferencialmente numa quarta-feira.


PARA SE LIVRAR DE EGUN II:

Para livrar-se da perseguição de um ÈGÚN que esteja lhe prejudicando, mas você não o que fazer mal, por se tratar de um parente ou amigo faça o seguinte: pegue três rosas brancas, retire suas pétalas, coloque em uma vasilha e deixe por nove horas elas mergulhadas em água limpa. Cubra o vasilhame com uma toalha virgem branca.

Faça um pacote com as folhas e os galhos da rosa, bote fora.

Acenda uma vela quando fizer sete horas que você colocou as pétalas de molho. Após completar as nove horas lave o rosto com a água das flores. Mantenha sempre os olhos abertos. Pegue as pétalas e a água e jogue no meio fio da rua. Se a vela estiver apagada jogue as sobras dela também.

CONTRA-EGUN

Já o "Contra-Egun" é um artefato feito para afastar os Egúns. Trata-se de um fio trançado de palha-da-Costa para ser amarrado no braço, impedindo a aproximação do Egun. É bastante utilizado para afastar estes Egúns após obrigação do filho de santo que o recebe guarda consigo como símbolo de proteção. Então, mais que um adereço exótico, o “Contra-Egun” representa um emblema das pessoas que pertencem ao Candomblé ou Umbanda, religiões africanas muito populares no Brasil.
Algumas pessoas afirmam que o "Contra-Egun" pode ser utilizado nos braços, nas pernas ou na cintura. Na verdade, não. O "Contra-Egun" somente pode ser utilizado nos braços. Segundo as tradições mais antigas, ele pertence a Obaluayê. Sua confecção se dá com o corpo limpo das impurezas da carne (sexo) e com rezas de santo feitas durante todo o tempo em que se está confeccionando. Também existe a reza para se colocar o "Contra-Egun" e para retirá-lo da pessoa. Somente as pessoas iniciadas usam o artefato.

O que se usa nas pernas tem outro nome, OPACHORÔ, que também pertence a Obaluayê (Orixá), e nesse, utiliza-se um guizo preso, pois seu barulho espanta os Egúns. Já na cintura usa-se a Umbigueira que representa a ligação direta do iniciado com seu Orixá.

Quando o “obrigado” for iniciado recentemente no Candomblé ou Umbanda é instruído a usar o “Contra-Egun” quando for a lugares propícios a estes espíritos, tais como cemitérios, hospitais, delegacias, presídios, hospícios, fóruns, enfim, lugares tidos como "carregados". Os mais experientes, quando houver indicação de alguma entidade para o uso do “Contra-Egun”. Também há necessidade de se usar o artefato quando o obrigado se encontrar com doente, que o debilite para o exercício espiritual.
Mulheres grávidas que estejam nos últimos meses de gravidez ou em qualquer mes quando da indicado pela entidade a que é submetida.


As pessoas que não pertencem às religiões africanas e que não podem usa “Contra-Egun”, possuem algumas receitas para quando houver necessidade de ir a cemitério:
deixar um copo com água no portão de casa e quando chegar lavar a sola dos sapatos. Quando isso não é possível, caso tenha que ir direto ao trabalho, por exemplo, deve-se passar em um bar, pede-se água e lava as solas dos sapatos lá mesmo. Quando entrar no cemitério, pede-se licença a quem de direito, entra-se de frente e sai de costas; ou fica-se um pouco distante das outras pessoas, pega-se umas moedas, limpa-se o seu corpo com elas e deixem-nas no portão do cemitério e sai-se de banda.

Sempre que se estiver utilizando "Contra-Egun", o obrigado está impossibilitado de praticar sexo e de consumir bebidas alcoólicas.

Ou seja, o "Contra-Egun" somente pode ser usado por pessoas iniciadas nas religiões de origem afro.

Já as orações, os mantras e os banhos, podem ser feitos por qualquer pessoa leiga que queira espantar os Egúns maléficos de suas vidas.

11 comentários:

  1. Adorei o post. Acho que o melhor de todos. Bastante esclarecedor. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Continuaremos com as postagens com o objetivo de tentar iluminar e trazer mais conhecimento a vida das pessoas!

      Excluir
  2. Oi, acho que não é legal fazer oferendas para Eguns... São obsessores.

    ResponderExcluir
  3. ajudar as pessoas que tem eguns ruins ao lado delas, tem que fazer limpeza e oraçoes para trazer o bem pra vida dessas pessoas, isso que é o certo.

    hoje eu faço isso para o bem!!!

    Que o grande Deus e os orixas abençoe tds...

    ResponderExcluir
  4. oi preciso de uma ajuda,o que é bom pra livrar-se de pisa mandada de um pai de santo a uma filha de santo,pois tem pai de santo que gosta de manda umas coisinha para o filho de santo quendo tem raiva dele,e eu nao sei muito sobri umbanda, to penando a te em sair e procurar outro terreiro,desde ja obrigado,e gostei muito deste seti so nao sei como ver sua respostar pois aqui so vejo comentario, bejooooos

    ResponderExcluir
  5. e para nao deixar deixar entrar em nossas casas por pessoas que tem os eguns como faço pois eu preciso é para isso é o que tem aqui e que entra em minha casa peço que envie para luluzinhah64@hotmail.com fico aguardando sua resposta estou precisando muito.me chamo Luiza

    ResponderExcluir
  6. conheces a cerimonia de despachar a rua com agua, farinha de mandioca branca e farofa amarela, mandioca com dende? Eu aprendi com uma mãe de santo antiga, mas to meio esquecido , e nescessitado de fazer

    ResponderExcluir
  7. 19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
    20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
    21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
    Leia o capítulo completo: Gálatas 5

    ResponderExcluir
  8. Você conhece quem atue com trabalhos que libertem uma pessoa das influências negativas de eguns/obsessores? peço por favor me encmainhar por e-mail os contatos, é urgente marcia.lmattos2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. eu achei muito esclarecedor e de vez em qdo minha energia abaixa totalmente com pensamentos negativos tristeza depressão desgostos raiva e um sentimento de impotencia e sinto que nunca vou conseguir nada e até desisto de meus objetivos ja tentei até me suicidar e nem vontade de trabalhar com meus guias e orixás tenho quase o que faço será que eu preciso fazer um trabalho p retirar algum egum pois pucho muita coisa ruim por favor me ajudem se eu tivesse condiçoes eu faria mais to na merda com duas filhas sem grana e perdida e fico tentando achar uma saida pois a unica coisa que n perco é a fé que minha vida pode melhorar mais tenho que ter instrução de alguem que saiba como bjs meu imail é patricia.sim.sp@gmail.com , obrigado serei grata

    ResponderExcluir

Comentem aqui...