domingo, 22 de julho de 2012

Salamandras do Fogo

O nome Salamandra vem do grego e significa: lagarto do fogo (apesar da salamandra científica ser um anfíbio, não um lagarto). A Salamandra é conhecida por ser um Elemental que domina o fogo e por isso representa a direção Sul e a Lua Cheia. O nível de poder desse Elemental varia de um mito para outro: Algumas vezes eram vistos como resistentes ao fogo ou como “ateadores” de fogo, outros diziam que eles viviam entre as chamas, também era dito que eles nasciam no fogo natural ou até mesmo quando “assopradores de vidro” queimavam fogo em seus fornos por sete dias e noites.
Alguns mitos trazem que as Salamandras ensinaram o ser humano antigo a usar o fogo. O conceito de Elemental, e o termo Salamandra, foi declarado por Paracelsus que foi um grande físico no século XVI. Desde então, essa atribuição às Salamandras começou a ser usada pelos que faziam parte da Rosacruz e pelos Alquimistas

ORIGEM:
A Salamandra “real” (Salamandra salamandra) é um ser que hiberna em troncos, sendo conhecidas pelos antigos por serem acordadas quando jogadas no fogo e então elas iriam – aparentemente – “surgir” por entre as chamas. Os povos dos vilarejos de tempos passados, quando tocavam fogo em árvores e viam as salamandras acordarem e saírem dos troncos, deduziam – inocentemente – que o fogo havia dado vida àquelas criaturas (não percebendo que elas fugiam dos troncos para se salvar), e está é a conexão delas com o Elemental Salamandra.

Comumente conhecidas como “St. Elmo's Fire”, Salamandras poderiam produzir campos elétricos de energia e às vezes até criando órbitas brilhantes de fogo. É acreditado também que as Salamandras poderiam causar nos seres humanos ondas de emoção e energia poderosíssimas, por isso são bastante reverenciadas em rituais mágicos. Entretanto esse poder é também temido, pois as emoções causadas são excessivamente apaixonantes e fortes para meros mortais. Os magos que usam estes seres para o mal devem tomar cuidado com a responsabilidade que isto traz, pois tais seres procuram por livre-arbítrio e quando usados para o  mal fazem questão de punir o praticante na mesma medida de crueldade que ele obrigou a Salamandra usar em sua vítima. Para tornar-se “rei dos elementos ocultos” ou senhor(a) deles a ponto de utilizá-los em Magia Negra, é bastante complicado, tendo que passar por provas de coragem, mostrando que não teme o fogo enfrentando um incêndio, atravessando alturas enormes se equilibrando sobre um tronco de árvore, escalar uma montanha numa tempestade e nadar numa cachoeira forte ou num redemoinho gigante. A força do fogo, todavia, não deve ser vista como maligna e destruidora, porque não é bem assim; toda magnificência e corrente energética produzida pelas Salamandras podem ser utilizadas por causas boas em feitiços ou orações, sendo inclusive uma coisa boa ofertar oferendas a estes Elementais.
Outros contos anciãos, dizem que as Salamandras vivem em vulcões. Um vulcão inativo indica Salamandras contidas ou adormecidas. A erupção se dá por conta da ocorrência da ira das Salamandras e suas línguas de lava vêm para lamber tudo que se meter em seus caminhos.

FORMA E APRESENTAÇÃO:
Quanto a sua forma, há divergências. Alguns creem que elas se apresentam como lagartos vermelhos e pretos, outros acreditam que elas podem aparecer na forma de humanos magros em vulcões. Segundo *Monica Buonfiglio: “elas vivem no éter atenuado, sem formas definidas, não passando de contornos esfumaçados. (...) Até mesmo quando acendemos um fósforo podemos sentir sua presença”.
As Salamandras são vistas pelos humanos como devastadoras num incêndio, mas para a natureza elas estão apenas felizes e dançando com suas chamas sobre a floresta, sendo apenas parte de um ciclo infinito de morte e vida e não seres malévolos e lesivos como podem pensar.
As Salamandras, também são muitas vezes associadas aos signos do fogo. Aqui estão algumas características relativas ao fogo e às Salamandras, sendo particularidades simbólicas para esses seres:


- Sufocantes
- Festivos
- Vivos
- Audaciosos
- Apaixonados (e apaixonantes)
- Impetuosos
- Comandantes
- Selvagens
- “Energizantes” (energéticos).
- Poderosos
- Autoritários

* “Histórias, Dicas e Magias” (Volume 2).

Fonte 1



Outro: "Dogma e Ritual de Alta Magia" - Eliphas Lévi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui...